_edited.jpg)
Como saber se a terapia é para você
Você já se perguntou se a terapia é a escolha certa para você? A verdade é que todos podem se beneficiar da terapia/psicoterapia, independentemente de estarem enfrentando uma crise ou simplesmente buscando autoconhecimento.
Alguns dos motivos que levam as pessoas a fazer psicoterapia:
Sentimentos que não consegue lidar: Se você sente tristeza ou ansiedade persistente, a terapia pode ajudar a entender e gerenciar essas emoções.
Algum diagnóstico em saúde mental: Transtorno Depressivo, Transtono de Estresse Pós Traumático (TEPT), Transtornos Ansiosos, Transtornos Alimentares, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Bipolar entre outros.
Dificuldades nos Relacionamentos: Problemas de comunicação ou conflitos frequentes podem ser trabalhados na terapia.
Mudanças e Estresse: Grandes transições, como mudanças de emprego ou a perda de um ente querido, podem ser menos desafiadoras com o apoio terapêutico.
Busca de Autoconhecimento: Explorar suas emoções e objetivos pode promover um crescimento pessoal significativo.
Sentimento de Estagnação: A terapia pode ajudar a identificar e superar bloqueios em sua vida.
Traumas do Passado: Processar experiências difíceis em um ambiente seguro é fundamental para a cura.
Dúvidas frequentes
Quanto tempo leva o processo terapêutico?
Assim como cada pessoa é única, cada processo terapêutico também é. As necessidades, experiências e objetivos de cada indivíduo variam, e isso influencia diretamente a duração da terapia. O recomendado, é que no início os atendimento sejam semanais, em razão do estabelecimento do vínculo terapêutico e maior alivio do sofrimento, conforme o processo evolua e você esteja melhor, iremos espaçar os atendimentos para quinzenais e posteriormente mensais, até que você ganhe alta da terapia.
É seguro e sigiloso falar com uma psicóloga?
Na terapia, tudo o que você compartilha é tratado com total confidencialidade. Na psicologia seguimos um rigoroso código de ética para garantir que suas conversas permaneçam privadas e seguras. Isso cria um ambiente acolhedor e livre de julgamentos, onde você pode se expressar abertamente. Exceções à regra de sigilo são raras e envolvem apenas riscos graves a sua vida ou de terceiros. Assim, você pode confiar que o processo terapêutico é protegido e respeitado.
Quanto custa?
O conselho de psicologia, não permite que psicólogas ao divulgarem seu trabalho façam propaganda com base nos valores do atendimento, portanto para saber quanto você vai investir na terpia entre em contato pelo WhatsApp.
Ficou com alguma dúvida?
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato para conversarmos, vai ser um prazer esclarecer suas dúvidas e poder te acompanhar nesse processo de transformação!